Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Dilema!!!!

Bem senhores, abro aqui uma discussão que acredito ser comum de jovens investidores.Hoje em dia muitos de nós acabam por começar a investir cedo, muito provavelmente na fase de solteiro, passado algum tempo é quase que certo de encontrarmos alguém com quem compartilhar a vida, e muitas vezes as mentalidades não são parecidas, principalmente porque a maioria dos investidores são homens e as  mulheres com quem casamos são mais consumistas no geral ( fato compreensível em vista da história da mulher, onde até a década de 80 era comum mulheres sendo donas de casa e tendo seus hábitos controlados,primeiro pelos pais depois pelos maridos). Tenho pensado muito se devo investir junto com minha esposa ou deixar como está, eu investindo sozinho e ela seguindo a cabeça dela. O fato é que ela, assim como muitas mulheres não tem muita noção de economia, o que a prejudica em termos de investimentos e orçamento.É fato também que minha esposa ganha tão bem quanto eu, porém temos cabeças distintas, ela é muito ansiosa e eu mais tranquilo na hora de realizar uma grande compra.Resolvi então apartir do ano que vem orientá-la um pouco com relação a isso e realizarmos investimentos juntos.O que nos garantirá uma autonomia muito mais cedo.Pretendo envolvê-la não só em contas de despesas,como é hoje, mas também apresentá-las ao fascinante mundo das finanças.

Pretendo seguir tal estratégia junto com ela:

1.Aportes iguais para os dois, ninguém ''ficando no prejuízo''. Acredito que algo em torno de 5% do salário de cada um é uma boa margem.No décimo terceiro, pretendo apresentar a proposta de 10% de cada. Em relação a bonus pretendo negociar caso a caso ao longo do ano de acordo com nossas necessidades de compras.

2.Devido a ansiedade dela não pretendo em príncipio envolvê-la com mercado de ações e algo que possa acarretar ''perdas'' temporárias.Pretendo neste primeiro momento focar no tesouro direto que tem uma rentabilidade mais garantida, depois pretendo atacar em FII e por fim chegar ao mercado de ações.

3. Hoje consigo investir mais do que os 5% do meu salário.Então pretendo deixar esta parte a mais que consigo investir, separada em um investimento sozinho, onde hoje já tenho um bom volume e vou continuar "brincando" com mercado de ações etc. Da mesma forma vou deixar ela a vontade para continuar um investimento que ela faz mensalmente em um fundo no banco santander. De maneira que ela também tenha um recurso próprio em que ela mesma toma conta.

Bem senhores aguardo seus comentários, dicas críticas e afins... apesar de o dito popular nos ensinar: "Briga de marido e mulher ninguém mete a colher" ... estou abrindo este espaço democrático para ouví-los.

7 comentários:

  1. Sugestão,
    Compre o livro "casais inteligentes enriquecem juntos" e dê de presente para ela. Fiz isso com a minha esposa e ajudou bastante.

    ITM

    ResponderExcluir
  2. Então ITM, eu tenho este livro e já o li tem muito tempo ... só falta ela ler também ...rsrsrs... ela é meio resistente mas parece que está mais animada para investir.

    ResponderExcluir
  3. Vou é te contar o meu caso.
    Minha noiva patroa é hiper independente e totalmente descrente de ficar milionária investindo.
    Raramente lê meu blog. Simplesmente não consigo convence-la com conversa.
    Adotei a estratégia de só de dar exemplo...
    Acredito que com o tempo ela começará a ver meus resultados e talvez se interesse mais.
    A maioria das mulheres tem preocupações mais do presente. Casa, filhos etc...
    Pelo menos ela tem perfil de poupadora. Já é pelo menos alguma coisa.
    O livro "casais inteligentes enriquecem juntos" está na casa dela faz uns 4 meses. Vou até pegar de volta. Pq acho que ela nem leu.rs
    abs

    ResponderExcluir
  4. HAUHAUHUAHUA minha namorada pegou um romance emprestado de uma amiga e eu dei o livro "casais inteligentes enriquecem juntos" O romance ela devorou, ja o meu presente ta la parado com o marcador na primeiras páginas, rsrsrs
    Mas ela é bem controlada até nos gastos...
    rsrs

    ResponderExcluir
  5. Então ID,

    Minha esposa está começando a entrar no mundo das finanças ... na verdade ela vai contibuir e eu vou acabar gerindo esta receita... mas enfim .. pelo menos ela vai acabar s eenvolvendo de alguma forma.

    Holding Scott ... aconteceu o mesmo comigo ... a única diferença é que ao invés de romance foi o livro 1822 ... huahuahauahuaauhau

    Como previa este é um problema comum dos jovens investidores... vou postar de vez em quando contando as perípécias dela... huahuahuahua

    Abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  6. Antes de tudo,boa sorte tentando trazer sua mulher para o mundo dos investimentos!\o/
    Eu acho pouco investir só 5% do salário.Acho que o mínimo devia ser 10% ( espero que convencça a sua mulher quanto à isso!XD ) e se possível,alcançar 30% ( ainda estou nos 20%,mas eu chego lá um dia )
    De novo,boa sorte.Vou seguir seu blog pra saber como essa novela vai acabar!XD

    ResponderExcluir